nasa.gov
Uma mancha da nossa estrela pode estar prestes a explodir uma tempestade solar de frente para a Terra, o que representa uma ameaça potencial para os sistemas de comunicação por satélite e redes de distribuição de energia.
A mancha solar registada como AR2305 manifesta-se como uma crescente região ativa desenvolveu um campo magnético 'beta-gama-delta' e também detém energia para erupções solares de classe X , informa o portal Space Weather. Isso significa que ela tem a capacidade de fazer com que os grandes eventos que podem desencadear apagões em ondas de rádio e tempestades de radiação de longa duração.
As tempestades solares de classe X são as mais fortes em termos dos potenciais efeitos sobre a Terra, que variam de acordo com sua magnitude. A Classe M gerar um alerta moderado, e da classe B e C, apesar de ter o maior impacto no nosso planeta, pode preceder de uma grande tempestade.
Desde a última terça-feira 24 de março, esta mancha apareceu no lado esquerdo do Sol, registando-se atividade de classe C e B , à medida que a estrela gira, está-se colocando de frente para a Terra.
Uma foto tirada no passado dia 26 de março às 08h37, UTC, do observatório UV GOES mostra este local como uma área brilhante no centro da nossa estrela. Como o Sol está a ter um período generalizado de baixa atividade, não se sabe o que o seu comportamento.

NOAA GOES
Fonte: RT

Comente com Blogger
Comente com Facebook