Sinais misteriosos: Existe vida em um planeta a 20 anos-luz?


Astrónomos britânicos confirmaram que cerca de 20 anos-luz da Terra um planeta potencialmente habitável está localizado. Anteriormente, os seus colegas americanos negou sua existência.

Gliese 581d é um planeta que órbita em Gliese 581, uma estrela fraca com menos massa do que o Sol. É um mundo rochoso, duas vezes o tamanho da Terra e tem condições capazes de sustentar vida. Estas são as conclusões de especialistas da Queen Mary University of London e da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), citado pelo jornal "Daily Mail".

Pela primeira vez, a possibilidade da existência de Gliese 581d foi levantada em 2010. A conclusão foi baseada em sinais misteriosos registrados. Em julho de 2014, os astrónomos norte-americanos da Universidade da Pensilvânia, insistiram que "os sinais controversos" de Gliese 581 não provém de possíveis planetas (581d e 581g), mas foram uma ilusão decorrentes da intensa atividade magnética própria da estrela, que evoca os planetas.

O estudo dos EUA foi baseada em "uma análise inadequada dos dados", dizem os cientistas britânicos. Eles detalhe o método utilizado pelos colegas que é adequado apenas para "planetas grandes" enquanto os pequenos, como o 581d, pode passar despercebida. Quanto ao seu próprio trabalho, garantiu que recorreu a um modelo mais preciso para analisar os dados e as evidências de que o planeta existe.

Fonte: RT
Compartilhe no Google Plus
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial