Corre água pelos vales do planeta mais próximo da Terra.
Fotografia © NASA/JPL-Caltech
Acompanhe aqui em direto, a partir das 16.30, a conferência em que a NASA revela a "grande descoberta".
Corre água líquida na superfície de Marte. A revelação é da NASA, a agência espacial norte-americana, que anuncia a descoberta esta segunda-feira numa conferência de imprensa, às 16.30 (hora de Lisboa). Ao jornal britânico The Guardian, porém, o líder do Programa de Exploração de Marte explica, antecipadamente, que há provas da presença de água em estado líquido no planeta vermelho, o que pode representar um ambiente favorável à existência de vida.
Michael Meyer, principal investigador na pesquisa sobre Marte, contou ao Guardian que a presença de água líquida, embora ainda se desconheça a sua origem, indica que seja "pelo menos possível ter um ambiente habitável atualmente" no planeta vizinho.
A água líquida corre pelos vales e crateras marcianos durante os meses de verão, explicam os cientistas. A equipa ainda não percebeu de onde vem essa água. Pode ter origem em depósitos subterrâneos de água salgada ou gelada que sobe à superfície nas alturas mais quentes, ou pode condensar a partir do vapor de água no ar.
A descoberta de água em estado líquido no planeta Marte, o planeta mais próximo da Terra e aquele que é mais parecido com ela em temperatura, é um objetivo da ciência há décadas. Agora, os cientistas acreditam que esta descoberta aumenta as hipóteses de que exista vida em Marte. A existência de água também pode facilitar uma futura exploração de Marte por astronautas.
Notícia em atualização
Fonte: DN
Fonte das fotos The Guardian
Comente com Blogger
Comente com Facebook