10 incríveis fatos sobre a vida e o universo

        Como todos sabemos, a raça humana vive num pequeno ponto azul, a orbitar uma pequena estrela numa galáxia a que chamamos Via Láctea. 

Esta galáxia tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro, e nosso vizinho mais próximo (Andrómeda) está a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. 

E, apesar de estarmos em toda a superfície da Terra, nunca visitamos o nosso sol, ainda temos de caminhar através das vastas distâncias da nossa galáxia, e ainda temos que percorrer um bom caminho antes de chegar a Andrómeda.

Na verdade, não terminamos sequer ainda de explorar o nosso próprio pequeno planeta. E há muita coisa que não sabemos sobre o cosmos, mas o que nós sabemos já é bastante impressionante. Aqui você vai encontrar algumas das coisas mais incríveis que nós sabemos sobre o cosmos.


10. A Terra não é redonda

A Terra não é redonda


Na escola, aprendemos que o nosso planeta é redondo. No entanto, isto não é exactamente verdadeiro. A Terra não é, de fato, perfeitamente redonda. Ao invés, a massa é distribuída de forma desigual dentro do planeta. 

Isso faz com que a Terra pareça uma uma bola acidentada. Montanhas e vales marcam a superfície do planeta devido a placas tectónicas. Ocasionalmente, meteoros fazem buracos na superfície. O peso da mudança dos oceanos e da atmosfera causam deformações na crosta.

9. Não exploramos 95% do oceano

Não exploramos 95% do oceano


O oceano é um lugar incrível. Ele ajuda a conduzir a meteorologia da Terra e é o lar de uma vasta variedade de espécies, cobrindo mais de 70% do planeta. No entanto, apesar do seu posicionamento central na Terra, 95% permanece inexplorado. 

Na verdade, o número de peritos destacados para estudar o oceano não é sequer 2% das pessoas que estudam em terra. Os cientistas estimam que temos explorado cerca de 5 a 7% do fundo do mar e cerca de metade de um por cento do próprio oceano.

8. O maior planeta tem a rotação mais rápida

O maior planeta tem a rotação mais rápida


Júpiter é o planeta com a maior massa do Sistema Solar. Na verdade, a massa de Júpiter é 318 vezes superior à da Terra. Também é duas vezes e meia a massa de todos os planetas do sistema solar juntos. E este planeta é grande. Dentro de Júpiter poderiam caber 1300 Terras. 

Uma vez que é tão grande poder-se-ia esperar que ele fosse um pouco lento, mas estariamos errados. Júpiter tem a rotação mais rápida de todos os planetas do Sistema Solar, completando uma rotação sobre o seu eixo a cada 9,9 horas (com 24 horas, a Terra leva mais do dobro do tempo).

7. Os ventos de Neptuno atingem os 2100 km/h

Os ventos de Neptuno atingem os 2100 km/h


Neptuno leva 165 anos a completar uma única órbita ao Sol. Desde a sua descoberta em 1846, Neptuno só completou uma órbita completa em torno do Sol, um feito que realizou em 2011. Dos oito planetas, Neptuno é o único que não pode ser visto a olho nu. E as suas tempestades estão fora deste mundo. 

Os ventos de Neptuno atingem pelo menos 2100 km por hora e são capazes de destruir qualquer estrutura na terra. Os furacões mais fortes no nosso planeta tem ventos de cerca de 250 km/h, o que significa que os ventos de Neptuno poderiam remover todas as nossas criações da superfície da Terra.

6. Gliese 436 b está revestido por gelo quente

Gliese 436 b está revestido por gelo quente


Há um planeta do tamanho de Neptuno que orbita uma estrela anã vermelha, Gliese 436, e completa uma órbita completa em apenas 2 dias e 15,5 horas. Esse curto período orbital indica que o planeta em questão está localizado muito perto de Gliese 436, talvez orbitando a sua estrela a uma distância que é cerca de 13 vezes mais próxima do que Mercúrio (o planeta mais interno do nosso sistema solar) está do sol. 

Por incrível que pareça, os astrónomos acreditam que o planeta pode abrigar uma grande concentração de uma forma exótica de água gelada quente (agora chamado de "Gelo-x"). A substância aquática pode permanecer sólida, apesar das temperaturas devastadoramente quentes superiores a 400ºC.

5. Este buraco negro gira 1150 vezes por segundo

Este buraco negro gira 1150 vezes por segundo


GRS 1915 +105 está na nossa galáxia, a Via Láctea, a cerca de 35.000 anos-luz da Terra. Gás de uma estrela vizinha que orbital é puxado para fora pelo imenso campo gravitacional, formando um disco de gás em torno dele. 

Este buraco negro gira quase à velocidade máxima teórica. De acordo com as medições, é possível ter uma velocidade de rotação máxima de 1150 vezes por segundo e uma frequência mínima de 950.

4. VY Canis Majoris estender-se-ia até Saturno

VY Canis Majoris estender-se-ia até Saturno


A circunferência do nosso Sol é de aproximadamente 4,3 milhões de km, enquanto Canis Majoris é de aproximadamente 3.000 milhões de quilômetros. À velocidade da luz, demora-se 14,58 segundos a circular o nosso Sol. No entanto, leva cerca de 8 horas para os fotões circularem Canis Majoris. 

A quantidade de energia que o nosso Sol emite num ano é igual ao que esta hiper-gigante lança em segundos. Se essa estrela estivesse no centro do nosso sistema solar, estender-se-ia além da órbita de Saturno.

3. GRBs ejetam energia equivalente a 9.000 Supernovas

GRBs ejetam energia equivalente a 9.000 Supernovas


As explosões de raios gama (Gamma-Ray Bursts, GRBs) são alguns dos eventos mais energéticos do universo. Eles podem libertar mais energia do que muitos milhares de supernovas. Na verdade, eles podem libertar mais energia num segundo do que o sol ao longo de toda sua vida útil. 

E eles também podem ser a chave para a nossa compreensão das primeiras estrelas que já existiram, já que as suas explosões extremamente enérgicas chegam a nós através da vastidão do universo.

2. IC 1101 tem cerca de 6 milhões de anos-luz de diâmetro

IC 1101 tem cerca de 6 milhões de anos-luz de diâmetro


Esta galáxia tem um diâmetro de 6 milhões de anos-luz e uma massa de cerca de 100 triliões de estrelas. Tem quase 50 vezes o tamanho da nossa própria Via Láctea (que tem apenas 100 mil anos-luz de diâmetro) e é 2000 vezes mais massiva. 

Se a nossa galáxia fosse substituída por este super-gigante, iria engolir as duas nuvens de Magalhães, a galáxia de Andrómeda, a galáxia do Triângulo, e quase todo o espaço entre elas. Isso é simplesmente estarrecedor.

1. A Internet pesa tanto quanto um morango

A Internet pesa tanto quanto um morango


A internet está ligada numa rede de servidores. Os pacotes de dados enviados do computador são enviados para o seu roteador, que vai de um servidor para outro, de modo que você pode ler este artigo a partir da Internet no seu computador. 

Há cerca de 75 a 100 milhões de servidores que operam em todo o mundo. Todos esses servidores combinados geram cerca de 40 mil milhões de watts de eletricidade. Sabemos que um amplificador, o movimento da eletricidade, é de cerca de 10^18 electrões por segundo. 

Uma vez que sabemos o peso de um elétron, podemos usar tudo isso para calcular que a internet - cada e-mail que você já enviou, cada meme que você já viu, cada site que existe - pesa cerca de 50 gramas, o mesmo que um morango gordo.

Fonte: CIENCIA-ONLINE
Compartilhe no Google Plus
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial