Os cientistas chineses estão trabalhando num projeto ambicioso, cujo o principal objetivo é pousar uma nave espacial na superfície do asteróide Apophis, que está perigosamente perto da Terra para tentar desviá-lo.
Desde a sua descoberta em 2004, Apophis tem atraído a atenção dos cientistas de todo o mundo, e calcularam que há uma possibilidade de colidir com o nosso planeta no ano de 2036.
Nos últimos anos, investigadores da Academia de Ciências da China tem trabalhado numa sonda espacial "caçadora de asteróides", cujo o principal objetivo é Apophis, um corpo celeste cerca de 325 metros de diâmetro e 46 milhões de toneladas, informa o South China Morning Post ".
De acordo com estimativas de cientistas chineses, depois de aterrar na superfície do asteróide, a sonda irá perfurar um buraco, a fim de recolher amostras do solo e posteriormente analisar para determinar a estrutura do objeto.
Os cientistas chineses esperam que a sua nave chegar ao Apophis no ano de 2029.
"Se conseguirmos a nossa sonda aterrar no asteróide irá permitir aos engenheiros e cientistas agir para mudar o seu rumo", disse Ji Janghui, professor do Observatório da Montanha Púrpura da nação asiática .
O ambicioso projeto, que está sendo estudado pelo governo chinês não tem uma data específica de lançamento. No entanto, algumas estimativas sugerem que, se o asteróide colidir com a Terra, o impacto seria equivalente à detonação de 100 mil bombas atómicas.
Fonte: RT
Comente com Blogger
Comente com Facebook