rareearth.wikia.com
Até agora, os astrónomos têm focado seus esforços para encontrar vida extraterrestre em planetas semelhantes à Terra. No entanto, um investigador afirma que os alienígenas possam habitar outros planetas com forma de globo ocular, pois eles têm condições específicas para isso.
Os planetas com forma de globo ocular em forma apresentam sempre uma das suas faces direcionada para a sua estrela hospedeira. O investigador francês Sean Raymond explica no portal de ciência Nautilus que, se um se encontra na superfície de um planeta deste tipo, o sol seria fixado num ponto no céu. Em consequência, estes planetas têm permanente um lado diurno e outro noturno .
Os planetas deste tipo podem ser quentes ou gelados. Um globo ocular quente encontra-se próximo da sua estrela e registra altas temperaturas na sua superfície. Enquanto estiver no seu lado diurno suas águas ferven sob a luz da estrela, o lado noturno permanece congelado. No entanto, a área entre estas duas faces pode abrigar as condições ideais de vida, afirma o investigador.
Um globo ocular gelado tem uma órbita maior do que um quente. Se bem que podem ter grandes quantidades de água, o calor não é suficiente para que a água seja líquida. No entanto, numa área chamada "ponto sub-estelar" regista-se luz solar suficiente para formar um lago líquido. Por isso, alguns cientistas, incluindo o autor do artigo, acredita que a vida poderia existir no fundo do mar ou à beira de lagos líquidos.
Fonte: RT
Comente com Blogger
Comente com Facebook