O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide (ver foto acima), mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de translação.
Mas por que a Terra é redonda?
A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta.
Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade. Assim, pequenos corpos celestes (como os meteoros e os asteroides) não são redondos, pois a gravidade deles é praticamente nula (ver foto abaixo).
Graças à ação dessa força que puxa tudo para o seu centro, os planetas (incluindo o nosso) ficam redondos por essa ser a única forma em que todos os pontos da superfície ficam a uma mesma distância do centro, ou seja, a forma esférica é a mais estável possível.
Durante o surgimento do Universo, as partículas que formam a matéria foram se juntando aos poucos. À medida que ficavam grandes, essas massas adquiriam a sua própria força da gravidade, que, aos poucos, foi modelando a superfície desses planetas até eles ficarem mais arredondados.
Fonte: misteriosdoespaco
Comente com Blogger
Comente com Facebook