O Hyperloop é uma das ideias de transporte mais ambiciosas do século XXI: trata-se de um poderoso comboio pneumático que fará viagens mais rápido do que qualquer TGV moderno, ultrapassando os 1.000 km/h. Especialistas dizem que pode realmente funcionar, mas…quem vai construí-lo?
O bilionário Elon Musk, que criou o projecto, vai construir uma pista de testes com 8 km de extensão para o Hyperloop.
No Twitter, Musk diz: «Vou construir uma pista de testes do Hyperloop para empresas e equipas de estudantes testarem os seus pods, muito provavelmente no Texas». Também diz estar a equacionar uma competição anual de corridas para universitários envolvidos no projecto.
Em 2013, ao divulgar a sua proposta para o Hyperloop, Musk não tinha planos de construir a infraestrutura necessária para o projecto, pois já estava demasiado ocupado comandando a Tesla Motors (carros eléctricos) e a SpaceX (exploração espacial). Mas o empresário afirmou que estava «a tentar pelo menos criar um protótipo de demonstração».
Desde então, uma empresa chamada JumpStartFund criou uma subsidiária para trabalhar na ideia do Hyperloop. Nesta, cerca de 100 engenheiros – que trabalham na Boeing, NASA, Airbus, entre outras – passam o tempo livre a discutir como o Hyperloop pode se tornar uma ideia real.
A empresa trabalha em parceria com um grupo de 25 estudantes da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), encarregado de criar soluções de design para o novo meio de transporte. Eles imaginam que os pods (ou cápsulas) serão assim:
Na proposta de Musk, o sistema usa pods de alumínio que viajam por tubos de aço elevados a uma velocidade de até 1.200 km/h. Nos EUA, os comboios mais rápidos viajam a 240 km/h; até mesmo os maglev mais rápidos estão limitados a 500 km/h.
O Hyperloop usaria dois tubos – um para cada direcção – soldados entre si. Os tubos seriam elevados e cobertos por painéis solares, que gerariam a maior parte da energia necessária para os pods.
Cada um dos pods usaria um compressor de ar movido a bateria na parte frontal, que transfere o ar de alta pressão da frente para a traseira do veículo.
O Hyperloop não usa levitação magnética para manter as cápsulas acima do chão. Em vez disso, estas flutuam em rolamentos pneumáticos – quase como uma mesa de air hockey.
Fonte: ultimas-curiosidades
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