Estudantes alemães propõem um plano audacioso para tornar a atmosfera de Marte respirável

marte
Embora as propostas de exploração humana tripulada ao planeta Marte estejam vivas aqui no planeta Terra, a NASA e outras agências espaciais ainda se esquivam da ideia de enviar o homem até o planeta vermelho, principalmente devido ao fato de haver dificuldades, tais como a falta de oxigênio, que ainda são desafios para a nossa tecnologia.
Muitos cientistas têm apresentado projetos e propostas intrigantes que podem, em tese, permitir que o homem viva em Marte, e alguns desses projetos têm sido seriamente considerados pelas agências espaciais. Uma proposta que atualmente está fazendo muito ‘barulho’ na comunidade científica veio de um grupo de estudante que propõe um plano biológico para resolver o problema da falta de oxigênio em Marte.
Os estudantes alemães, liderados por Robert P. Schröder, acreditam que através do envio de cianobactérias para Marte, os humanos serão capazes e efetivamente ‘terraformar’ aquele planeta, fazendo com que ele fique mais apropriado para que futuros exploradores o estudem, e talvez até mesmo façam assentamentos por lá.
Por que a cianobactéria? Schröder explica as capacidades de sobrevivência e tenacidade da cianobactéria.
“Cianobactérias vivem em condições na Terra onde nenhuma vida seria esperada de ocorrer. Você as encontra em todos o lugares de nosso planeta! Seria o primeiro passo em Marte para testar microorganismos.“
Schröeder ainda falou sobre a escolha de cianobactérias pela equipe para esta missão.
“As ideias iniciais foram de uma natureza técnica, mas para mim isso era muito chato. Na escola eu gostava de biotecnologia e isso não mudou muito. Uma vez eu ouvi falar sobre as cianobactérias e como elas podem sobreviver em condições severas na Terra, e naquela noite especial eu tive um flashback que captou minha atenção e me convenceu completamente.“
Os estudantes batizaram o projeto de Cyano Knights (Cavaleiros Ciano), tirando sua inspiração da habilidade de um bactéria em sobreviver e perseverar nas condições mais rígidas do espaço.
“Devido a longa história desses Cianos e sua vontade de sobreviver, eu dei o nome disso de Cyano Knights e enviei a proposta deste cargo instantaneamente para o Mars One”, disse Schröeder.
A ideia é a de que cianobactérias injetadas em Marte serão capazes de sobreviver nas condições rígidas do planeta. Eles irão entregar o oxigênio à atmosfera através da fotossíntese, enquanto absorvem o abundante CO2 do planeta, o qual compõe aproximadamente 96% da atmosfera total. Após um período, a produção de oxigênio e a redução de CO2 incentivaria ambientes mais amigáveis à vida, permitindo que outros organismos prosperem.
Quando perguntado sobre a quantidade apropriada de bactérias para que missão obtivesse sucesso, Schröeder disse:
“Por agora eu não sei realmente, porque precisamos descobrir as melhores condições de habitabilidade para cada classe, para cultivá-las e então termos referências para poder calcularmos. Precisamos testar as condições similares a Marte e analisar quanta energia temos que colocar no fotobioreator. Assim, há muito trabalho ainda a ser feito.“

Fonte: ovnihoje
Compartilhe no Google Plus
    Comente com Blogger
    Comente com Facebook
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial