O som apaga as chamas quase instantaneamente. Veja o vídeo.
Tudo acontece em poucos segundos: entre acender um fogo, ligar o aparelho gerador de ondas sonoras de baixa frequência e apagar o fogo, os dois estudantes da Universidade de George Mason que inventaram o "extintor de ondas sonoras" não demoram meio minuto. O vídeo, em câmara lenta, permite ver bem o processo.
Viet Tran e Seth Robertson são estudantes de engenharia informática e elétrica, respetivamente, na universidade do estado norte-americano de Virginia, e já têm uma patente provisória do mecanismo que lhes permite apagar fogos com ondas sonoras, para continuarem a desenvolver o projeto. São os primeiros a desenvolver um aparelho semelhante.
Para construir o protótipo funcional que se vê no vídeo, Tran e Robertson passaram um ano a fazer experiências de tentativa e erro e, de acordo com o Washington Post, gastaram cerca de 600 dólares (550 euros) do próprio dinheiro. O resultado é um gerador de ondas sonoras semi-portátil capaz de apagar fogos.
Até agora, ainda só experimentaram o aparelho em fogos de álcool etílico, mas vão tentar com outros químicos e materiais para refinar o aparelho. E embora o tenham inventado inicialmente para lidar com pequenos incêndios de cozinha ou, hipoteticamente, em naves espaciais, já foram contactados pelo departamento de bombeiros local que quer que experimentem desenvolver uma versão capaz de lidar com incêndios em estruturas.
Os estudantes começaram o seu projeto partindo do princípio de que as ondas sonoras são também ondas mecânicas - causam movimento, para a frente e para atrás, no meio que atravessam.
Decidiram experimentar apontar diferentes tipos de som a pequenos fogos, e aperceberam-se de que as baixas frequências, ou sons muito graves, entre os 30 e os 60 Hertz, faziam com que os fogos se apagassem. Isto acontece porque as ondas sonoras criam um espaço, através do seu movimento para trás e para a frente, entre o material que arde e o ar que o rodeia, fazendo com que o fogo se apague por falta de oxigénio.
Fonte: DN
Comente com Blogger
Comente com Facebook