Nova pesquisa pode ter encontrado a solução para um dos maiores problemas da física (e assim fundamentar a possibilidade de estarmos sendo visitados por ETs).
Cientistas têm tentado por décadas reconciliar a teoria geral da relatividade de Einstein com a mecânica quântica, que é a teoria que governa todos os objetos pequenos .
Embora ambas as teorias são ótimas para descrever coisas em seu próprio âmbito, a matemática não funciona quando você pensa em combiná-las
Agora os cientistas acham que os ‘buracos de minhoca’ poderiam ser a solução, e eles até mesmo tem uma equação para combinar as duas teorias: ER = EPR.
Buracos de minhocas são túneis teóricos através do tecido do espaço-tempo. Eles aparecem em ficção científica como no filme Interestelar, e no seriado de TV Doctor Who. Buracos de minhocas podem ser a perfeita ponte entre as duas teorias, porque a teoria de Einstein prediz sua existência, e elas podem ser relacionadas a um conceito na mecânica quântica chamado de nó, ou entrelaçamento.
Esqueça R+L=J. O negócio agora é ER = EPR.
O lado esquerdo da equação, ER, representa Einstein e Nathan Rosen, que trabalharam juntos para escrever um documento que descreve os buracos de minhocas. Buracos de minhoca também são referidos como pontes Einstein-Rosen. O lado direito da equação, EPR, representa Einstein, Rosen e Boris Podolsky, que foram os três autores de outro documento que descreve o entrelaçamento quântico.
Agora o físico Leonar Susskind publicou um documento delineando como estes dois estudos de Einstein estão relacionados.
A teoria:
Buracos de minhoca e o entrelaçamento quântico poderiam ser quase a mesma coisa.
“ER=EPR nos diz que a rede de entrelaçamento imensamente complicada de sub-sistemas que perfazem o Universo é também uma rede imensamente complicada ( e tecnicamente complexa) de pontes Einstein-Rosen”, escreveu Susskind. “Para mim parece óbvio que se ER-EPR for verdadeiro, então é uma grande coisa, e deve afetar as fundações e interpretações da mecânica quântica.”
Geralmente o entrelaçamento quântico é explicado como duas partícula ligadas de forma que logo que algo aconteça à uma partícula, a mesma coisa instantaneamente acontece para a outra, irrelevantemente de quão distantes elas estão uma da outra. Mas Susskind argumenta que outras coisas, como buracos negros por exemplo, podem também estar entrelaçados. Dois buracos negros entrelaçados em lados opostos do Universo poderiam estar ligados por um buraco de minhoca.
As implicações:
Isto poderia ser muito grandioso. Finalmente teríamos uma conexão entre a relatividade geral e a mecânica quântica, e estaríamos um passo mais próximos da “teoria de tudo”. Porém, precisaremos de muitas mais pesquisas para confirmar a ideia.
“O que tudo isto sugere para mim, e o que eu quero sugerir para você, é que a mecânica quântica e a gravidade estão mais intimamente relacionadas do que nós (ou pelo menos eu) tínhamos imaginado”, concluiu Susskind em seu documento.
E para nós que estudamos o fenômeno dos OVNIs isto significa que, se esta teoria for comprovada, a viagem interestelar é perfeitamente possível de ser feita em frações do tempo que se demoraria com sistemas de propulsão química, que é o nosso caso hoje, tornando assim perfeitamente plausível o fato de civilizações extraterrestres mais avançadas estarem nos visitando.
Fonte : OvniHoje
Comente com Blogger
Comente com Facebook