Quem estava em Madrid, em Espanha, ou perto do Mar Mediterrâneo pôde observar o fenómeno raro, durante escassos segundos
Duas bolas de fogo cruzaram os céus, na quarta-feira, em Espanha. O Centro Astronómico Hispano-Alemão já veio a público dizer que o fenómeno se deveu à passagem pela Terra do cometa Encke. Quem estava em Madrid ou perto do Mar Mediterrâneo pôde observar o fenómeno raro, durante escassos segundos.
Os especialistas garantem que a primeira bola de fogo foi produzida por um fragmento do cometa Encke. O meteorito teria uma massa de apenas 100 gramas, mas deslocava-se a uma velocidade de 100 mil quilómetros por hora. O suficiente para gerar “uma bola de fogo impressionante, muito mais mais brilhante que a lua cheia”, por cima do Mediterrâneo.
"A bola de fogo formou-se a nordeste e morreu quando estava a cerca de 25 quilómetros da superfície do mar", explicaram os cientistas da Universidade de Huelva, em entrevista ao El Pais.
O fenómeno repetiu-se quando uma segunda bola de fogo cruzou os céus madrilenos. Este fragmento desintegrou-se na atmosfera, quando estava a 57 quilómetros da região de Hoyo de Manzanares.
Fonte: TVI24
Comente com Blogger
Comente com Facebook