O programa anual da NASA, National Innovative Advanced Concepts (NIAC), possui alguns dos projetos espaciais mais malucos que você algum dia poderá ver, e este ano não está sendo diferente. A agência espacial recém anunciou os 13 conceitos que passaram pela Fase I, e um dos mais interessantes é um plano para transformar asteroides em naves espaciais. O projeto é chamado Reconstituting Asteroids into Mechanical Automata ou ProjetoRAMA.
O conceito é a criação de Jason Dunn, co-fundador da Made in Space, que desenvolveu a impressora 3D que está abordo da Estação Espacial.
Dunn quer enviar computadores analógicos e mecanismo para se encontrarem com asteroides, e torná-los em espaçonaves autônomas. Eles poderiam então ser usados para se livrar de objetos que poderiam colidir com o nosso planeta, entre outras possíveis missões. Um outro projeto almeja criar drones subaquáticos autônomos, que podem mergulhar até o centro de luas geladas, através de seus vulcões, bem como é feito no clássico de Júlio Verne. Ainda outro projeto quer usar micróbios para reciclar peças de espaçonaves velhas, para fabricar novas. Também há um projeto que quer enviar uma fina espaçonave, similar à uma pipa, para limpar todo o lixo da órbita terrestre baixa.
Estes projetos da Fase I estão recebendo fundo de US$ 100.000 da NASA para financiar estudos de viabilidade para os próximos nove meses. Aqueles que podem provar que suas ideias malucas não são somente ficção científica, podem ganhar US$ 500.000 mais, a fim de desenvolverem seus conceitos para os próximos dois anos.
A agência espacial investe dinheiro nesses conceitos aparentemente inatingíveis para explorar novas abordagens para o futuro da exploração espacial.
Fonte: OvnisHoje.com
Comente com Blogger
Comente com Facebook